segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desfazendo Pré-conceitos

Dimitri Menezes, atuando no espetáculo Inclusivo

Por Rejane Menezes


“Tenho um filho com Síndrome de Asperger, diagnosticada aos 17 anos. Ele é muito feliz! Desde pequenino notávamos que ele era diferente, sempre muito inteligente e sapeca. Quando entrou para a escola éramos chamados, quase toda a semana, para nos inteirarmos dos problemas mais variados. Fui chamada para conversar sobre a sua retenção na segunda série, por exemplo. O tempo foi passando... Ele teve mais duas reprovações e, apesar de querido por todos, muita dificuldade para se relacionar com os amigos da escola. Quando soubemos da sua “deficiência”, evidentemente ficamos arrasados. Não sabíamos o que fazer!Hoje, posso, sem dúvida alguma, dizer que o Espaço Cultural TOCANDO EM VOCÊ, local onde meu filho cursou terapias, fez com que ele, aos 20 anos, passasse no vestibular para Geografia, sem medo de ser discriminado e com consciência das suas necessidades. Agradeço a Deus pela oportunidade de ter conhecido os profissionais do Grupo Educart e, em especial, a Regina Célia, pessoa iluminada e responsável pelo grandioso trabalho que realiza com nossas crianças tão especiais.


Olhe ao seu lado: pessoas, sons, natureza, instrumentos inventados... Fazemos parte da totalidade indivisível, coesa e indissolúvel. Somos filhos da terra e de toda a sua diversidade. Contraditoriamente, somos influenciados pelos padrões impostos pela nossa sociedade capitalista contemporânea, que valoriza a capacidade de autonomia dos indivíduos refletida nos ideais máximos a serem alcançados: produção, consumo e acumulo de riquezas. Assim, muitas vezes, frente às manifestações das várias formas de ‘ser’ são criados movimentos excludentes, nascidos de idéias pré-concebidas a cerca dos considerados “diferentes do modelo social” vigente porque são muito magros, muito altos, gordos, muito inteligentes, muito sensíveis ou, simplesmente, por apresentarem necessidades especiais. Daí, nasce a necessidade de se lutar por uma sociedade cada vez mais inclusiva, a partir do núcleo familiar, a família estendida, da escola à sociedade, através da democratização de informações e formação de novos conceitos.
A partir desta edição, o Jornal Toque de Arte vai mostrar, em forma de glossário, algumas das várias faces do ‘ser’, com enfoque nas áreas de Educação e Terapias.

O que significa?

- Autismo


Alterações na interação social, na comunicação e no comportamento, cujas causas não foram claramente identificadas. O autista possui forma própria de aprender, organizar e processar as informações. Para o aprendizado e consequente desenvolvimento de habilidades, necessita de ambientes estruturados e organizados, pois, normalmente, sente dificuldade em alterar a sua rotina diária.

- Sindrome de Asperger

Trata-se de uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não apresentar retardo global no desenvolvimento cognitivo ou na linguagem do indivíduo. Vernon Smith, por exemplo, Prêmio Nobel de Economia/2002, tinha Aspenger e se tornou professor universitário.
Alguns sintomas: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da história possuíam fortes traços da Síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, o filósofo Sócrates, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, o cineasta Andy Warhol e o enxadrista Bobby Fischer.
O Espaço Cultural Tocando em Você, enquanto Escola de Arte e Centro de Terapias integradas à Arte, tem resgatado histórias de vida e qualificado, profissionalmente, jovens que, hoje, evoluem em direção à conquista diária de sua cidadania inclusiva. Alguns dos resultados positivos da instituição estão disponíveis no YouTube: itvmusica - Concerto Inclusivo e Espetáculo Inclusivo.
Vale a pena entender que somos seres humanos únicos e complexos e que, a vida precisa ser vista sob uma ótica mais ampla, abrindo espaço para o crédito e a superação de limites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário